A busca desesperadora por um propósito

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Carreira e Propósito

“Quando não se sabe para aonde vai qualquer caminho serve”.

Alice no País das Maravilhas

Segundo o dicionário, a palavra propósito significa:

“Grande vontade de realizar e/ou alcançar alguma coisa; desígnio: este é meu propósito de vida”.

Quando olhamos o que essa palavra traz como significado parece ser algo simples, claro e fácil de descobrir. Porém, o que mais vemos são pessoas que vivem angustiadas na busca pelo tão falado ultimamente: PROPÓSITO DE VIDA.

Posso me usar como exemplo. Realmente, eu não conseguia compreender qual era meu propósito. Lia sobre o assunto, conversava com algumas pessoas e ao invés de ter clareza sobre qual era meu papel, minha missão de vida… parecia que me afundava em um mar de informações.

Qual é o problema? Acredito que o estilo de vida agitado, o bombardeio de informações que recebemos diariamente, a ultra conectividade nos fazem estar desconectados com a pessoa mais importante na busca do propósito: nosso eu interior.

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.Sócrates

Se você não se conhece, dificilmente compreenderá seu papel no mundo.
A pílula da verdade

Quando iniciamos a busca do propósito, esperamos que o resultado seja tão rápido quanto o início do efeito de um analgésico”. Tomei e em 30 minutos a dor passou.

“Vou participar de um curso e terei as respostas”.

“Marquei de conversar com o guru tal e irei encontrar meu caminho de luz”.

Sinto muito, o encontro do propósito não será em meia hora.

Para quem vive na angústia de ainda não ter encontrado uma resposta clara, você não está sozinho (a)!

O encontro do propósito deve ser uma jornada! Aceite os questionamentos e dúvidas, faça experimentações, pesquise sobre diferentes assuntos e aprenda a se encontrar em você! PERMITA-SE.

“Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo lá está o meu caminho e o meu lugar.” Aristóteles

O propósito mexe com sua alma. Você se sente leve, feliz e completo quando está realizando aquilo que acredita, que possui habilidades e que identifica como ação que faz sentido. Roana

Eu demorei um tempinho até encontrar as minhas respostas. E vivi por um tempo angustiada por não saber o que de fato fazia meu coração bater mais forte e qual seria minha motivação de viver. Acredite, ninguém falou para mim que com o tempo eu conseguiria tais respostas. As pessoas, os gurus, só olhavam para minha cara estatelados com meus questionamentos. Nesse mundo de tantas descobertas, mudanças e informações faz falta quem respeite nosso tempo e nos traga determinado conforto – (Digo conforto e não comodidade).

Vamos para o lado prático da coisa?

Separei algumas perguntas que irão lhe ajudar a encontrar suas respostas.Não faça de qualquer jeito. Tire um tempinho para reflexão. COMPROMETA-SE com essa busca.

1) Quando foi a ultima vez que você fez algo do qual se orgulhou muito?

2) O que você faria mesmo se fosse de graça? Faça uma lista de tudo que você acha que faz muito bem e que seus amigos também dizem. Se quiser, pode perguntar a opinião das pessoas que convivem com você. Muitas vezes, fazemos tão bem algo que saí no automático e a gente nem se dá conta do nosso dom /talento.

3) Se você pudesse ajudar as pessoas, quem você ajudaria? Porque?

4) Qual causa nobre mais mexe com seu coração?

5) Qual seu sonho secreto?

6) O que seria o trabalho dos sonhos para você?

7) O que você faz e sempre recebe elogios? O que você faz bem?

8) Quando criança, quais eram suas brincadeiras favoritas?

9) Quando criança, quais eram seus sonhos?

Essas perguntas irão te deixar reflexivo e a partir daí, você consegue identificar qual é o seu propósito de vida!

Qualquer dúvida, dica, sugestão é só escrever nos comentários!

Esse conteúdo faz parte do projeto Empreenda Sua Vida – um programa de coaching e mentoring para quem deseja encontrar seu propósito, planejar a vida e trabalhar com todo o seu potencial. Através de ferramentas criativas, juntos, iremos descobrir coisas novas, escrever um plano de ação e aumentar sua performance e produtividade. Ative suas melhores habilidades! Afinal, não existe pessoa incapaz. Existe o poder de ser a pessoa certa, na posição correta.